IPv6 gera oportunidade de negócios para fornecedores

O que vai mudar na indústria com o IPv6? Com a chegada do novo protocolo, serviços baseados em IP tendem a ganhar mais espaço na vida do usuário. Para muitos fornecedores, a transição é considerada uma oportunidade de novos negócios, com a troca de máquinas e atualizações de software nos clientes. Na prática, espera-se que um grande volume de equipamentos de rede possa migrar para novos ativos, compatíveis com a versão 6, e gerar uma onda de aquecimento na indústria de TI.

"O novo protocolo também abrirá espaço para as empresas de distribuição de conteúdo via web e de serviços de comunicação de voz e vídeo baseados em IP", garante Vinicius da Silveira, gerente de produto da Leucotron, empresa mineira que desenvolve soluções de telecomunicações para corporações e mercado doméstico. "Já estamos agregando produtos baseados em IP à nossa plataforma."

Para Marcelo Corradini, gerente de produtos de redes da Siemens Enterprise Communications, os impactos da mudança para os fornecedores de equipamentos serão significativos. "Há até quem compare o IPv6 com o bug do milênio. Mas, como não haverá data e hora definidas, a transição deve se dar de forma gradual", reflete.

Já o impacto para as desenvolvedoras de software pode ser menor. Elas possuem esquemas de atualização montados para atender seus clientes, o que pode facilitar a transição. No caso das fornecedoras de infra-estrutura de hardware para redes, a questão parece mais complexa. "A capacidade de trabalho na camada IP está se aproximando da borda e os usuários terão de arcar com as despesas de troca de equipamentos."

Leia a matéria completa clicando aqui.

Fonte: IT Web

0 comentários: