Microsoft libera especificações de formatos de arquivos do Office

A Microsoft Corp. abriu publicamente as informações técnicas sobre formatos de arquivos binários do pacote de produtividade Office, na sexta-feira (15/02), a todos os desenvolvedores interessados. A empresa prometeu que não processará ninguém por violação de patentes do Office.

As especificações dos formatos de códigos binários usados em arquivos dos programas Word, Excel e PowerPoint estarão disponíveis por meio do programa Open Specification Promise (OSP), que a Microsoft criou para distribuir publicamente uma série de especificações técnicas.

Os dados incluem formatos de arquivos binários usados em versões para desktop desde o Office 97 até o Office 2007. O formato de arquivo nativo no Office 2007 é o Office Open XML, não um binário. No entanto, o Office 2007 ainda pode salvar arquivos em formatos binários que são basicamente idênticos aos usados no Office 2003.

O anúncio da Microsoft é uma das medidas na empresa para fazer com que seu formato de armazenamento de documentos, Open XML, torne-se um padrão aprovado pela ISO, como hoje é o ODF. A empresa se prepara para uma nova rodada de votações pelos membros da ISO no final deste mês. A proposta de tornar o Open XML um padrão foi negada pela ISO na rodada inicial de votações, realizada em setembro do ano passado.

A publicação de especificações para o formato binário pode facilitar o desenvolvimento de aplicações interoperáveis com o Office - mesmo no caso de rivais de código aberto do pacote da Microsoft, como o OpenOffice.org ou seu parente mais próximo, o Symphony, da IBM.

Para ler a matéria completa clique aqui.

Fonte: IDG Now!

0 comentários: