A Montalvo Systems, uma pequena e nova empresa do ramo de processadores, se diferencia de outras companhias como AMD e Intel por usar um conceito de núcleos assimétricos; o processador se parece muito com o Cell usado no PlayStation 3. O chip ainda sem nome definido terá um núcleo principal e outros vários secundários, cada um designando uma função específica no sistema, sem comprometer o baixo consumo de energia. O esquema detalhado do processador ainda é desconhecido, mas podemos usar o exemplo do Cell, que usa núcleos especiais para decodificação de vídeo, rede, som e outras tarefas.
A grande diferença para o produto da IBM é o uso da mesma arquitetura x86 da Intel, uma das mais utilizadas no mundo, rodando então programas que estamos habituados a ver. A Montalvo disse que está competindo diretamente com as grandes companhias do ramo e usará a tecnologia assimétrica para permitir altas frequências e baixo consumo de energia, sem sacrificar o desempenho como faz os Intel, que insiste no esquema de iguais recursos em cada núcleo.
A Montalvo ainda alega focar o processador para desktops, notebooks e UMPCs, bem como smartphones. A empresa não revelou quando lançará os produtos.
Fonte: Júlio César Monqueiro, do Guia do Hardware
Montalvo anuncia processador x86 com núcleos assimétricos
Marcadores: Hardware, Lançamentos, ProcessadoresPostado por Spengler às 22:56
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Diseño e iconos por N.Design Studio | A Blogger por Blog and Web
0 comentários:
Postar um comentário