Os anúncios de quinta-feira da Microsoft continuam rendendo muitas análises e comentários, e o vice-presidente da Red Hat, Michael Cunningham, joga no time dos céticos, juntamente com a Comissão Européia, que lembrou que a MS já fez promessas bonitas no passado.
Mas Cunninghem tem uma sugestão interessante caso a empresa queira mesmo aproximar-se do código aberto. Interessante como tema para debate, naturalmente, pois a chance de a MS atender a estas sugestões está no campo dos infinitésimos.
Mas são passos relativamente simples, em si e considerados nas CNTP. Vamos a eles:
- Adotar suporte completo ao ODF
- Modificar a sua oferta de uso de suas patentes para que não seja mais incompatível com distribuição usando a mais popular das licenças de código aberto
- Não distinguir entre uso comercial e não-comercial em sua promessa de não processar quem venha a colocar suas patentes em software livre
De fato, parecem 3 pontos razoáveis para alguém que queira se aproximar do modelo aberto e de seus desenvolvedores e distribuidores. Ao mesmo tempo, não parece razoável esperar que a Microsoft atenda a estas sugestões. A não ser que as circunstâncias a obriguem, mas essas coisas não são rápidas, como o pessoal da Comissão Européia vem percebendo.
Fonte: Br-Linux
0 comentários:
Postar um comentário