A Sun Microsystems traz para o Brasil o Sun Modular Datacenter, um centro de dados totalmente virtualizado.
A solução visitou no ano passado 73 cidades no mundo e estará em São Paulo, nos dias 20 e 21 de fevereiro, e no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26. Conhecida pelo codinome Project Blackbox, o data center já está disponível para clientes que precisam adicionar rapidamente capacidade de processamento de forma virtual.
De acordo com a Sun, comparado a um data center tradicional, o Sun MD proporciona uma densidade computacional quatro vezes maior e pode ser implantado em 10% do tempo e de forma ecologicamente mais responsável.
Construído dentro de um contêiner padrão de 6 metros de comprimento e projetado para suportar desastres naturais, como abalos sísmicos de até 6,7 pontos da Escala Richter, o Sun MD ainda reduz a emissão de gás carbônico em 213 toneladas por ano.
O sistema de refrigeração a água proporciona uma economia de 40% nos custos relacionados ao controle de temperatura e nas funções de combate a incêndio.
O contêiner abriga oito racks padrão para servidores e subsistemas de discos e rede. A capacidade do Sun MD é de 252 servidores, atingindo um desempenho de 2,5 teraflops - o equivalente a 2,5 trilhões de cálculos por segundo.
Em outro cenário, podem ser acomodados 63 servidores Sun Fire X4500, o que proporciona 3 petabytes de capacidade em disco, espaço suficente para armazenar 786 milhões de músicas ou 26 mil horas de vídeo com qualidade de DVD.
A solução é voltada para universidades, companhias de manufatura, empresas de exploração de petróleo e de telecomunicações, governos, concessionárias de serviços públicos, provedores de acesso e conteúdo online e demais corporações que precisam de computação de alto desempenho.
Fonte: Bruno Ferrari, do Plantão INFO
0 comentários:
Postar um comentário