Intel Atom: Um processador x86 com consumo inferior a 1 watt

Ao contrário do Penryn, que é uma evolução dos processadores baseados na plataforma Core atuais, o Silverthorne é um processador desenvolvido do zero, com o objetivo de oferecer um consumo elétrico o mais baixo possível. A arquitetura lembra um pouco a do Pentium original, um design simples, que não oferece um desempenho por ciclo de clock muito elevado, mas que em compensação permite eliminar um volume muito grande de componentes encontrados nos processadores atuais, reduzindo brutalmente o consumo elétrico do processador.

A versão mais econômica do Silverthorne operará a apenas 500 MHz, mas oferecerá um TDP (consumo típico) de apenas 0.6 watts, o que é menos até mesmo que chips ARM similares, usados em celulares e palmtops. Existirão também versões mais rápidas, operando a até 1.8 GHz, com TDP de 2.5 watts.


O Silverthorne é destinado a ser usado em uma nova safra de comunicadores pessoais, os MIDs, que apesar do tamanho reduzido. poderão rodar softwares escritos para micros PCs (imagine um Asus eee muito menor, quase tão leve quanto um celular). Eventualmente eles poderão migrar para os notebooks, permitindo produzir modelos ultra-compactos, com maior autonomia de baterias.

Para ler a matéria completa clique
aqui.

Fonte: Carlos Morimoto, do Guia do Hardware

0 comentários: