Wicd: Um gerenciador de redes alternativo

Quem usa o Ubuntu deve conhecer o gerenciador de redes do Gnome, que vem instalado por padrão desde a versão 7.04 da distribuição. O papel desse gerenciador é facilitar a configuração de redes, especialmente as sem fio. Afinal, configurar uma rede sem fio utilizando o terminal não é simples.

O gerenciador de redes do Gnome, entretanto, tem alguns problemas. O mais grave, do meu ponto de vista, é o suporte fraco a redes sem fio. Ele não oferece suporte a redes sem fio anônimas (que não divulgam seu ESSID), sem servidor DHCP (ou pelo menos não é fácil configurar uma assim), além de atualizar em intervalos grandes a lista de redes disponíveis.

Foi tentando contornar esses problemas que comecei a procurar uma alternativa, até que encontrei em um fórum uma pessoa recomendando o wicd. Quando instalei-o pela primeira vez, ainda não era muito estável, mas já contornava esses problemas. Melhor ainda: permitia manter uma configuração diferente para cada rede, bastando selecionar a rede desejada para carregar as configurações devidas (ainda não achei um programa bom para fazer o mesmo no Windows).

Atualmente, o wicd está bastante estável. Infelizmente, não está na lista de pacotes padrão do Ubuntu (bem que poderia estar!), mas é fácil instalá-lo (basta seguir as instruções no site do projeto).

Para mais informações clique aqui.

Fonte: Vida Geek

0 comentários: