É necessário desfragmentar SSDs?

Os chamados SSDs estão cada vez mais populares, em especial no setor de netbooks. Os Discos em Estado Sólido (SSDs) tem várias vantagens como o tempo de acesso mais rápido, pouco consumo de energia e são completamente silenciosos. A principal desvantagem que você pode notar, especialmente em netbooks, é a velocidade de escrita dessas unidades, que normalmente é inferior ao dos discos rígidos convencionais.

Com mais e mais SSDs chegando ao mercado, é importante entender as diferenças. Desfragmentação descreve o processo de fisicamente organizar o conteúdo de um disco rígido ou partição, onde todos ps setores de cada arquivo serão armazenados juntos para reduzir o tempo de busca e carregamento.

Os SSDs podem acessar qualquer local na unidade, no mesmo tempo. Esta é uma das principais vantagens sobre discos rígidos. Isto também significa que não há necessidade de desfragmentar um drive SSD nunca.

Essas unidades foram efetivamente concebidas para gravar dados uniformemente em todos os setores da unidade, o que a indústria está chamando de “desgaste nivelado”. Cada setor de um SSD tem um número limitado de vezes que pode ser reescrito (este é um limite teórico, que não pode ser alcançado em ambientes de trabalho).

Se você não desfragmentar seu drive SSD, pode estar certo de que não vai prejudicá-lo de forma alguma. Pelo contrário, além do processo não ser necessário, a desfragmentação exige muita escrita no disco, o que significa que a unidade atingirá o seu limite mais cedo.

Não necessitar de desfragmentação é uma grande vantagem do SSD.

Fonte: Baboo

0 comentários: