Quase metade das empresas investirá em TI verde em 2009, diz estudo

Quase metade das mais de mil empresas ouvidas pela Forrester Research a respeito de seus investimentos em 2009 disseram que planejam aumentar ou manter atuais projetos em TI verde.

O estudo, feito com empresas globais em outubro do ano passado – quando os sinais da crise que afetam a economia global estavam mais fortes –, mostra a preocupação como o tema que já faz parte da estratégia de negócios das organizações.

O relatório revela que a proporção das empresas que pretendem ampliar os recursos em TI verde é duas vezes maior do que as que afirmaram que irão reduzir os gastos nessa área.

Segundo a Forrester, a principal razão que leva empresas dos Estados Unidos e adotarem práticas de TI é a que aponta que tais projetos promovem redução de gastos com TI. Já na Europa, Ásia e no Canadá, a adoção de políticas ambientalmente corretas se vinculam à atração de investidores e à melhora da imagem e da marca da organização em questão.

Para Carlos Sacco, diretor comercial da Multimídia Brasil, empresa que distribui com exclusividade no Brasil o Green IT, a combinação de todos esses fatores é que tem orientado a adoção de políticas sustentáveis, mas ressalta que a redução dos gastos com a TI, no final do mês, é um grande atrativo.

O Green IT é um software que permite às empresas configurarem o nível de consumo de energia elétrica dos computadores e notebooks conectados na rede.

Fonte: IDG Now!

0 comentários: