Redes móveis de alta velocidade vêm aí

Navegar em redes celulares deve tornar-se uma experiência mais interessante nos próximos anos. Um estudo realizado pela ABI Research mostrou que mais de 18 operadoras de telecom de todo o mundo anunciaram seus planos de implementação de infraestrutura long term evolution, a chamada LTE.

Com a antecipação dos planos, as primeiras redes usando a tecnologia devem estar prontas em 2010, enquanto as demais são planejadas entre 2011 e 2012. Obviamente, no Brasil essas redes podem demorar um pouco mais para chegar, já que as redes 3G são bastante recentes e têm pouca penetração por enquanto.

Na visão do instituto, o investimento nessas redes deve ser o principal foco de gastos das teles nos próximos anos. Apenas com as estações radiobase LTE, as empresas devem desembolsar mais de US$ 8,6 bilhões até 2013.

O estudo aponta ainda que a chegada das novas redes devem impulsionar também os investimentos de outros players do setor, como os desenvolvedores de aplicações móveis. Isso porque a LTE, com mais velocidade e menos latência, permite a criação de serviços mais sofisticados que os oferecidos atualmente.

Fonte: Techguru

0 comentários: