Cisco lança QuantumFlow, processador de redes com 40 núcleos

A Cisco apresentou seu QuantumFlow, um semicondutor para redes que tem 40 núcleos num único chip.

O processador, resultado de 5 anos de trabalho pesado da Cisco, tem um chip de rede integrado e programável que controla diversas funções de um sistema, como transferência de dados. De acordo com a Cisco, o processador pode rodar até 160 processos simultâneos.

Dan Olds, um analista da Gabriel Consulting Group Inc., disse que ao mesmo tempo em que um chip de 40 núcleos não traz nada de inovação, vem a ser um bom passo para a Cisco.

"É um bom negócio, mas não um grande negócio", disse Olds à ComputerWorld. Acrescenta, em outras palavras: "A Intel fez um protótipo com 80 núcleos, e outras empresas têm feito a mesma coisa, mas este é o primeiro e maior chip voltado à tarefas de rede. Ele deve leva a uma discreta diminuição dos dispositivos de redes, reduzindo a quantidade de espaço necessário para vários equipamentos de rede. Há também possível ganho em economia de energia, quando comparado a um único processador, ou a processadores de rede dual-core."

Um processador de rede (network processor) é um circuito integrado existente basicamente em dispositivos de redes, como aplicações de segurança de rede e roteadores. Ao anunciar o chip no último dia 25, a Cisco não deu maiores informações da tecnologia, nem seus planos para o que irá ser feito com o processador. Mais informações são esperadas para 4 de março.

O número de transistores deste processador é bem maior do que os das gerações anteriores da Cisco. Em 2004, o Silicon Packet Processor (SPP) tinha 185 milhões de transistores. Hoje, o QuantumFlow tem mais de 800 milhões.

"Esse novo processador oferece mais de quatro vezes a densidade de transistores, o que é um grande avanço sobre os processadores de redes existentes hoje", disse Olds. "Para TI, significará uma rede mais robusta - mais coisas sendo roteadas mais rapidamente, usando menos roteadores. Para os usuários, significará redes mais rápidas, que podem lidar com maiores capacidades."

A Cisco destacou que o processador foi projetado por uma equipe de mais de 100 engenheiros, e tem mais de 40 submissões de patente.

Fonte: Marcos Picão, do Guia do Hardware

0 comentários: