Sabe o que são sniffing e wardriving?

Wardriving

Trata-se do ato de procurar por redes wireless Wi-Fi se deslocando dentro de um veículo (daí o “driving”). Além do automóvel, o procedimento envolve também, evidentemente, um computador equipado com Wi-Fi, como um notebook ou um PDA para detectar as redes.

Muitos 'wardrivers', como são chamados os adeptos desta prática, usam aparelhos GPS para medir o alcance e localização das redes encontradas e as “cadastram” em websites voltados para esse fim, tornando a informação disponívei para o público em geral (o WiGLE é um dos mais populares).

Caso deseje sair por aí à caça de redes sem fio, saiba que existem alguns softwares, muitos gratuitos e que podem ser baixado da web, que auxiliam na prática do wardriving. Entre eles, está o NetStumbler.

Um dos problemas aqui é que nem toda rede localizada dessa forma é aberte e pública, ou seja, podendo ser acessada por qualquer pessoa. Muitas vezes, trata-se de redes domésticas ou de empresas, razão pela qual muitos consideram o wardriving como uma possível violação ou invasão.

Sniffing

Sniff, em inglês, quer dizer, entre outros significados, farejar. Sniffing é a prática que, utilizando uma ferramenta genericamente chamada sniffer, intercepta e registra tráfego de dados e é capaz de decodificar o conteúdo trocado entre computadores de uma rede.

Essa captura de informações pode ser feita pelo administrador de rede para checar se uma network está operando eficientemente através da monitoração do fluxo de informações.

Mas também podem haver casos recheados de más intenções. Por exemplo, quando invasores capturam tráfego de dados visando obter cópias de arquivos de seu interesse ou mesmo senhas pessoais ou informações bancárias.

Um sniffer é um software que pode facilmente ser configurado para capturar fluxos específicos como sessões de telefonia por internet ou de e-mail. Uma vez que o tráfego é capturado, os crackers conseguem extrair rapidamente a informação que quiserem – logins, senhas e textos de mensagens.

Para ler a matéria completa clique aqui.

Fonte: PCWorld

0 comentários: