Pesquisadores desenvolvem o sucessor do P2P

Uma das mais usadas tecnologias de transmissão de dados, o P2P fez um sucesso ímpar no mundo da tecnologia, principalmente no que se refere a downloads de músicas, vídeos e softwares. Agora, um grupo de pesquisadores apoiados pela operadora norte-americana Verizon está desenvolvendo sua sucessora, que leva o nome de P4P.

O objetivo da criação desta tecnologia é fazer com que o tráfego de dados na rede fique menor, o que, conseqüentemente, diminuiria os custos em infra-estrutura para as operadoras. O protocolo foi criado pelo por um grupo que leva o nome de DCIA (Distributed Computing Industry Association) e já está em fase de testes. Nos primeiros processos de troca de arquivos, foi constatada uma melhora considerável de desempenho no tráfego das redes, com rendimento global que varia entre 200% e 600%.

Agora, o objetivo é convencer as empresas fornecedoras de acesso a Internet (ISP) a adotar o P4P ao invés de limitar - ou até mesmo bloquear - o tráfego na rede. Para isso, é necessário que as ISPs facilitem o acesso aos dados sobre as condições da rede, para que ela possa se adaptar ao uso do protocolo.

Fonte: TechGuru

0 comentários: