Testes do consumo de memória no Firefox 3

Apesar de o Firefox 2 usar menos memória do que o seu antecessor, Firefox 1.5, há poucas diferenças no motor de navegação - o Gecko 1.8.1 frente ao 1.8.

Com o Firefox 3 em desenvolvimento (atualmente na beta 4), e a versão 1.9 do Gecko, o renderizador HTML usado nos produtos da Mozilla, o consumo de memória é muito menor. Foram feitas alterações significantes na plataforma.


Foi reduzida a fragmentação de memória, diminuindo a quantidade de alocações após a inicialização do Gecko. Além disso foi melhorado o sistema de armazenamento do cache de imagens, entre outras coisas.

Os resultados são impressionantes, e quem vem testando o Firefox 3, apesar de não pronto ainda, já deve ter percebido. Um blog publicou uma análise detalhada sobre as modificações no Firefox 3 com relação ao consumo de memória, exibindo um gráfico, com resultados do consumo do Firefox 3 beta 4, Firefox 2.0.0.12 (a versão "atual") e o IE7. Este perde feio, sendo um beberrão de memória, especialmente após abrir muitas páginas.


O teste consistiu basicamente em abrir 29 páginas diferentes em umas 30 janelas, com 11 ciclos (319 carregamentos de páginas), sempre abrindo uma nova janela para cada página (fechando a janela mais antiga, ao atingir 30 janelas).


Para ler a matéria completa clique
aqui.

Fonte: Marcos Picão, do Guia do Hardware

0 comentários: