Do XP para o Vista: por que se adaptar?

Por trás do anúncio da aposentadoria do XP feita na semana passada, e do processo de migração para o Vista, está o lançamento - provavelmente em 2009 - do Windows 7, que alia toda a inovação tecnológica e gráfica do Vista, com o conceito touch screen.

Do lançamento do Windows 2000 para o XP não mudou muita coisa. Quando lançaram os equipamentos com processadores mais rápidos (64 bits para cima), foi criado o Vista, com uma tecnologia totalmente diferente, que mudou todo o conceito de sistema operacional. A plataforma gráfica é espetacular, com muitos efeitos de visualização e opções de acesso, além de que o sistema foi desenvolvido para equipamentos top de linha.

Por esse motivo, a substituição do XP pelo Vista é um processo longo, mas para a Microsoft é muito interessante fazer com que as pessoas migrem para o novo sistema o quanto antes. Sem dúvidas, a aposentadoria do XP significa o fim de uma era de alegria para a Microsoft.

Mas o Vista não é a única alternativa existente. Outra opção são os sistemas de códigos aberto, como o Linux. Nesse caso, existe a barreira de que muitos programas não são suportados por ele. No entanto, para algumas empresas, a adoção do Linux já está se tornando uma solução, inclusive com algumas versões do sistema muito parecidas com o Windows.

Sem dúvidas, o Windows XP vai deixar saudades. Seu lançamento, em 2001, acabou com uma série de problemas das versões anteriores. Era um sistema fácil de usar e instalar, querido pela grande maioria dos usuários. O que as pessoas precisam entender é que o Vista representa avanço tecnológico para todo mundo e ninguém pode ficar para trás.

Veja a matéria completa clicando aqui.

Fonte: Orácio Kuradomi, da IT Web

0 comentários: