Suas buscas no Google prejudicam o meio ambiente


Tudo bem, era só uma questão de pensar um pouco, mas a verdade é que ninguém costuma se dar conta de que, ao fazer uma simples consulta no Google, está poluindo o meio ambiente. Como? Oras, imagine o quanto o data center da gigante da internet tem de trabalhar para te trazer os resultados!

Agora, um estudo feito pelo físico norte-americano Alex Wissner-Gross tenta quantifica o impacto da ferramenta de busca no planeta. Pela análise de Gross, o Google emite 7 gramas de dióxido de carbono a cada pesquisa realizada. Com isso, duas buscas equivalem a uma chaleira elétrica enquanto ferve água, de acordo com o cientista. Mas, se você pensar que o buscador faz cerca de 200 bilhões de pesquisas por dia, o número ganha muito mais importância.

O cientista explica que as emissões geradas pelo site são maiores que a de seus concorrentes devido à quantidade de bancos de dados que o sistema de busca utiliza para dar o rápido resultado às consultas dos usuários.

Em comunicado, o Google respondeu dizendo que está preocupado com a questão ambiental, mas que, à medida que os computadores passam a representar uma parte maior nas vidas das pessoas, estas também consomem cada vez mais energia.

Fonte: Techguru

0 comentários: