'Exaflop': milhões de trilhões de cálculos à vista

Pesquisadores do instituto de pesquisa Sandia e do Oak Ridge National Laboratories estão se preparando para o desafio de construir um computador Exaflop.

Um exaflop é mil vezes mais rápido que um petaflop, que por sua vez é mil vezes mais rápido que um teraflop. Estes - que começaram a ser produzidas há 10 anos pelo Sandia - são hoje o estado da arte da computação. Eles podem realizar trilhões de cálculos por segundo. Os computadores exaflop são capazes de fazer milhões de trilhões de cálculos por segundo.

Com um financiamento de US$ 7,2 milhões, os pesquisadores planejam fazer os primeiros estudos para desenvolver novas arquiteturas que permitam atingir tal performance. "Não estamos construindo um computador exaflop", disse o líder do projeto Sudip Dosanjh. Ele adiantou que o Departamento de Energia dos Estados Unidos e a Agência de Segurança Nacional já manifestaram interesse por esta capacidade de processamento para 2018.

Dosanjh afirma que será necassária muita colaboração com a indústria e com a academia para resolver questões como o consumo de energia. "Um computador exaflop deve precisar de 100 megawatts de energia, ou seja, uma parte significativa de uma planta de geração", explica. Problemas de hardware (um computador deste tipo demandaria um milhão de processadores de cem núcleos), estabilidade (Dosanjh estima que o exaflop deva funcionar por 10 minutos antes de travar) e de desenvolvimento de aplicações (escrever software para sistemas de múltiplos é um desafio para os programadores) também precisam ser resolvidos.

Fonte: IT Web

0 comentários: