IBM anuncia mainframe System z10

A IBM anunciou nesta terça (26) seu novo modelo de mainframe, o System z10, que começa a ser vendido no Brasil em março.

O alvo do produto são empresas que buscam mais eficiência no uso de energia e estão em processo de consolidação de servidores. “O custo de aquisição é o que impede algumas empresas de entrarem no mundo do mainframe, mas o retorno do investimento ocorre entre dois e cinco anos”, afirma Artur Machado, executivo de servidores da IBM.

De acordo com a IBM, em relação aos servidores x86, da Intel, o System z10 representa um custo com energia 85% menor. A exigência de espaço físico para o data center também é 85% menor. “A versão mais completa da linha z10 equivale a aproximadamente 1 500 servidores de plataforma baixa”, afirma Fábio Carvalho, diretor de hardware da IBM.

Em relação ao seu antecessor, o z9, anunciado em 2005, o z10 é 50% mais rápido, podendo chegar a 100% com aplicações de uso intensivo da CPU. A máquina comporta até 64 processadores de quatro núcleos, com 1,5 terabyte de memória e link de comunicação de até 6 GBps.

Para ler a matéria completa clique aqui.

Fonte: Bruno Ferrari, do Plantão INFO

0 comentários: