Os benefícios da virtualização

Assunto bastante discutido no momento, a Virtualização ganha força pois permite a redução de custos e a criação de um centro de administração de sistemas ágil e dinâmico. Mas o termo – e consequentemente as vantagens – podem ser aplicados não só aos recursos computacionais como também às pessoas.

Certamente o executivo de TI tem como desafios criar e gerenciar uma equipe altamente eficiente para atingir os objetivos da empresa na qual atua. Em se tratando de companhias dispersas geograficamente – tais como multinacionais – e considerando-se o acelerado processo de globalização, há vários casos em que membros do time estão distribuídos em diferentes localidades. Assim, grupos de trabalho virtuais podem ter bastante sucesso.

Obviamente, para atuar em mercados distintos, o profissional de TI deve possuir alguns requisitos básicos, como falar ao menos outro idioma; ter uma ótima capacidade de comunicação (especialmente no que se refere à utilização de recursos virtuais como e-mails, videoconferência, mensagens instantâneas); conhecer os costumes empresariais; compreender as especificidades de cada cultura e, naturalmente, estar apto tecnicamente para atuar na função para a qual foi alocado.

Além de atingir o objetivo primário – isto é, obter sucesso em determinado projeto, outros benefícios advêm de tal configuração. Por exemplo, a empresa incentiva a participação cada vez maior de recursos distintos, o que maximiza o critério de diversidade em sua cultura corporativa. Também aumenta a motivação e o conhecimento dos profissionais de TI, uma vez que ao oferecer a possibilidade de trabalharem sem limite geográfico, prepara-os para novos desafios. Assim, o time inteiro é beneficiado, inclusive por meio da criação de novas oportunidades de carreira.


Para ler a matéria completa clique aqui.

Fonte: Calos Eduardo Menezes, via IT Web

0 comentários: